sábado, 31 de janeiro de 2009

Elefantes e a extração de marfim

Os elefantes africanos e asiáticos são os maiores animais terrestres do mundo, únicos sobreviventes de uma grande família conhecida como proboscidea. E sua vida nos tempos modernos está marcada por conflitos com os seres humanos.


De acordo com informação disponível na Internet, a ordem proboscidea teve mais de 300 integrantes, todos extintos, salvo as duas espécies que conhecemos hoje em dia.

O elefante africano leva o nome científico de Loxodonta africana, enquanto o asiático é chamado Elephas máximus.

Características como seu tamanho e sua tromba sempre chamam a atenção. Além disso, os elefantes têm outras peculiaridades:

Vivem em famílias estreitamente ligadas, têm manifestações de afecto incomuns e possuem excelente memória. Também possuem um raro adorno, as presas de marfim, um atributo que tem sido a causa principal da redução das populações destas espécies, por se tratar de um material de alto valor comercial.
A caça de elefantes para a extracção do marfim é considerada como a pior ameaça a estas espécies e cria uma série de iniciativas internacionais de conservação, incluindo a restrição ao comércio desse produto.

Entretanto, há cada vez mais conflitos entre os elefantes e os seres humanos que compartilham os mesmos ecossistemas, outro factor capaz de alterar o potencial de sobrevivência desta espécie.

Em alguns casos, os humanos queixam-se da excessiva presença de elefantes, como resultado das iniciativas de conservação, às vezes chegam a pedir que sejam canceladas as restrições ao marfim.

Em outros casos, as famílias destes mamíferos enfrentam difíceis condições de vida em ecossistemas alterados por práticas agrícolas.
A extracção do marfim dos elefantes tem cada vez mais procura, ajudem a prevenir e a combater isso divulgando este site e este artigo. Se todos ajudarem é muito mais fácil combater todas as barbaridades aqui faladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário