segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Época de caça

Um dos grandes problemas que existem desde os tempos medievais chama-se caça. Muito antes do aparecimento do conceito civilização tal qual o conhecemos hoje, a caça era a principal fonte de alimento de muitos grupos humanos. 


A definição de caça consiste em "perseguição de um animal a outro, normalmente com a intenção de abate, é uma prática utilizada pelos animais carnívoros e omnívoros para a obtenção de alimento". Partindo do princípio que caçar significa busca de alimento, forma-se rapidamente uma questão:

Como é que ainda existe caça nos dias de hoje?

Sim, a verdade é que com a existência de matadouros, talhos, e supermercados as pessoas tem acesso a carne (alimento), mas ainda não satisfeitas com a chacina de vários animais que são criados com esse propósito, abre todos os anos a tão esperada, Época de Caça em Portugal.
Muitas são as espécies que são caçadas furtivamente. Em Portugal predomina a caça ao javali, gamo, e perdiz, podendo dizer-se que neste momento se poderão estar a dizimar algumas destas espécies. O número crescente de armadilhas provocou nos últimos tempos uma diminuição na população de javalis superior a 50 por cento. “Desde 2004 foram abatidos mais de dois mil javalis em milharias legalizadas”, consideram-se legais porque defendem apenas o proprietário das culturas.
O principal culpado é o Estado uma vez que autoriza a caça, contribuindo para muitos problemas que advém da utilização de armas. É de realçar a morte dos "alvos" e também a morte daqueles que as balas não lhe eram destinadas. Vários animais são mortos propositadamente, outros acabam por morrer pois são apanhados em armadilhas e ficam a espera, durante o tempo que o caçador bem entender, que sejam recolhidos, muitas vezes sem alguns membros e já mortos, ou simplesmente têm uma morte lenta e dolorosa porque sem se aperceberem estão na rota de uma "bala perdida".

clique para ver quadro
Muitas são as pessoas que vestem o seu fato, põe o seu chapéu, vão buscar a sua arma e partem para o monte onde animais indefesos os esperam. Pessoas essas que também levam cães que são treinados com o objectivo de serem autênticas "máquinas de matar". Os ditos caçadores que durante a semana são pessoas "normais" que tem o seu emprego, ganham o seu dinheiro e aos fins-de-semana são autênticos assassinos.
Mais uma vez aparece uma questão:

Se estas pessoas têm dinheiro, tem possibilidade de ir a talhos ou supermercados, porque é que insistem em matar cada vez mais animais? Por diversão? Por desporto? Por ser relaxante ver animais, que também têm as suas famílias, morrer?

"De todos os Animais, o Homem é o mais difícil de domar."

2 comentários:

  1. Boas.
    Ainda não percebi a existência deste blog. A caça está entre as coisas que mais lucro dá ao país, se não fossem os caçadores, ninguém poderia cultivar nada que não havia animal qua não fosse lá prejudicar a cultivação. E não digam que haveria novos métodos para que isso não acontece-se porque não há rede nenhuma que consiga umpedir um poderoso focinho de javali. Eu sei do que falo, portanto, quem não sabe nem percebe o que é a caça, que esteja calado porque estes textos escritos anteriormente nest blog, não teem fundamento, nem se dedicaram ao menos 30 minutos a pesquisar o desenvolvimento do javali, que cada vez é maior, e nem os caçadores estão a conseguir travar isso, de forma a que já existem km`s e km`s de milho e trigo a ser completamente destruído, e isto não foi pesquisado, fui eu que vi. Portanto, õs caçadores teem de alguma forma tentado controlar as espécies com abates legais, porque quem faz isso ilegalmente, não são caçadores dignos de palavra, são sim assacinos e matadores. E a carne dos animais abatidos não servem de qualquer forma para comercializar, servem sim para consumo próprio e muita dela vai para paízes pobres como o caso de África, que é o continente com mais pessoas a sofrer de fome, diga-me então o que você se preocupa com isso, não me diga que vai fazer outro blog a falar da fome em África. Lembre-se de uma coisa,,,,, O caçador é o maior preservador de espécies. Da próxima vez que queira agradir algum caçador pense duas vezes no que leu e caso queira, releia novamente quer dizer que não percebeu a primeira leitura, caso queira mais algum esclarecimento sobre o que é verdadeiramente a caça, porque já vi que nem percebe nada do que é (((já tem a cabeça cheia de maos fundamentos, se não quer ser mais um a dizer mal do que não percebe não crie blog`s deste tipo))),, diga-me.
    Cumprimentos ! !

    ResponderEliminar
  2. Boas tardes;

    Parece que o caro GildoCCC1, foi bem esclarecedor sobre o assunto CAÇA, é uma actividade nobre, que tem uma forte vertente ecologista e de protecção da natureza, pena é, que muitos ficam com imagem do caçador que lhes é transmitida na escola primária (em que o caçador mata o Bambi), deixando ficar por ai mesmo a sua opinião que mais não é que uma base de ideias transvestidas.

    Sem TENTAR reflectir sobre os assuntos por cabeça própria, fazendo recolha de informação primária para obter alguns esclarecimentos mais realistas e verdadeiros...

    Para ajudar, aqui fica isto, que poderá ajudar os mais confusos:

    http://www.rtp.pt/programa/tv/p29834/e55

    ResponderEliminar