terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Amazónia

A Floresta da Amazónia, é uma floresta tropical situada na América do Sul. Ocupa nove países, entre eles o Brasil, a Bolívia, o Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Esta floresta possui aproximadamente 7 mil quilómetros quadrados, contudo a maior parte da floresta está presente em território brasileiro.

Nesta floresta existe uma grande biodiversidade, talvez a maior da Terra. Outra característica importante da floresta amazónica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo o que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.

Tal como acontece com todos os “paraísos naturais”, o homem está a interferir de forma negativa, cortando inúmeras árvores que servem de abrigo e protegem vários animais, alterando o equilíbrio deste meio.
Madeireiras apoderaram-se do que nos habituamos a chamar o “pulmão do mundo”. Um elevado número de árvores é cortado furtivamente com diversos fins, sendo a “caça” à madeira tropical um de muitos exemplos de displicência levada ao limite. Também os fazendeiros locais, fazem grandes queimadas nestes sítios para aumentar as zonas de cultivo (principalmente da soja) e também com o intuito de suportar as indústrias de carne, fomentando rapidamente espaços para pastos.

Trata-se de desflorestação ilegal e predatória.

Outros problemas assolam esta região.

Diversos cientistas deslocam-se até esta floresta com a intenção de recolher amostras ilegais de animais ou plantas, para posteriormente reproduzirem estudos em laboratório, lucrando com isso.

Também com a descoberta de ouro, muitos rios correm o risco de contaminação devido às substancias utilizadas para esta actividade. Muitos animais e até mesmo humanos sofrem com estas contaminações, visto a água ser um meio essencial à vida.
É urgente interferir positivamente nesta causa.

Sem comentários:

Enviar um comentário