sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Oil sands

Oil sands também conhecidas por tar sands (em português: areias oleosas) são depósitos de areias betuminosas, uma mistura de areia, argila, água e betume formando um tipo de óleo crude pesado e espesso. 


Estes depósitos são encontrados pelo mundo inteiro mas no Canada e na Venezuela são encontrados em grandes quantidades, estes são utilizados para a extracção de variados materiais mas os mais recorrentes são o petróleo e o betume. 

O grande depósito localizado em Alberta, Canada tornou-se o maior projecto industrial de todo o planeta mas também é um dos mais destrutivos a nível ambiental.

Os oil sands prejudicam o ambiente de diversas formas e é isso que os torna tão destrutivos. As consequências da exploração destes depósitos são:

Destruição florestal

A maioria destes depósitos são encontrados por baixos de zonas florestais densas, e para serem explorados e aproveitados, tudo que se encontra a superfície tem de ser destruído para que a extracção seja possível, assim perdendo-se, para sempre, grandes zonas florestais. "Todas as áreas até agora e futuramente exploradas iram abranger uma área de destruição equivalente ao tamanho de Inglaterra" - Greenpeace internacional.
Esgotamento de água doce

Os projectos envolvendo oil sands neste momento removem por volta de 370 milhões de metros cúbicos por ano de água proveniente de rios, tudo isto sem custos perante o estado, e quando a estes projectos são somados os projectos planeados para serem construídos, a quantidade de água extraída subirá até aos 529 milhões de metros cúbicos por ano. "Esta quantidade de água é maior do que a quantidade que uma cidade de 2 milhões de pessoas gasta por ano" - Greenpeace internacional. Tudo isto preocupante perante o facto de a água doce estar a esgotar cada vez mais rápido e num futuro próximo este bem precioso poderá se tornar escasso face ao acentuado crescimento da população e mudanças climatéricas.

Emissões de gás efeito de estufa (GHGs - GreenHouse Gas)

A extracção de petróleo das oil sands gasta muito mais energia do que as convencionais formas de extracção resultando assim em mais de 3 a 5 vezes mais emissões de gás efeito de estufa por barril contribuindo para as alterações climatéricas do aquecimento global.
"Lagos tóxicos"

90% Das águas usadas nas oil sands nunca volta para os rios novamente sob a forma de água doce, como essas águas não voltam ao seu estado normal, transformam-se nos chamados “lagos tóxicos” de enormes dimensões que conseguem ser vistos através do espaço. Estes ” lagos” que se acumulam sobre os rios são altamente tóxicos para a vida aquática, aves, animais e até humanos.
Vida selvagem e destruição de habitats

Todo a destruição causada em grandes áreas florestais dizima igualmente a sua vida selvagem, assim, um grande número de espécies tornam-se cada vez mais raras devido a este desenvolvimento industrial. No grande depósito do Canada existem grandes zonas florestais onde 50 % das 700 espécies de aves existentes nos Estados Unidos e Canada voam para lá todas as primaveras com o objectivo de dar a luz suas ninhadas. Neste momento, todas estas espécies estão em perigo devido ao avanço industrial das oil sands.
Concluindo, vemos que toda esta massiva destruição é causada só com o único propósito de dar lucro a grandes empresas da indústria petrolífera por todo o mundo, industrias essas que destroem a cada segundo mais do que qualquer um possa imaginar, industrias essas que se recusam a aproveitar outras fontes de energias mais saudáveis só para que não percam o lucro e industrias essas que não deixam o mundo avançar devido a sua ganância.

Sem comentários:

Enviar um comentário